Fique por dentro das notícias de PEDRANÓPOLIS, acompanhe as políticas públicas municipais, as ações e programas da administração.

  • 16/03/2020 - 08 de Março Dia da Mulher - "Mulher em Evidência"

    “MULHER EM CENA”

    No dia 06 de março (sexta-feira), o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS e o Centro de Convivência do Idoso – CCI proporcionaram as mulheres do município (Pedranópolis, Dulcelina e Santa Izabel do Marinheiro) um momento de integração, cujo o tema foi “MULHER EM CENA”.

    Este tema foi conduzido pelo palestrante Mauro Dias, que oportunizou de forma lúdica, uma reflexão sobre situações que permeiam o cotidiano da mulher, principalmente no que tange a Lei 11.340 – Maria da Penha, criada em 2006 para proteger as mulheres dos diversos tipos de violência.

    Durante a programação, a coordenadora do CRAS – Bianca Alves explanou sobre a importância do empoderamento feminino e alertou sobre a denúncia. Posteriormente agradeceu a presença das participantes e a parceria do Conselho Tutelar e do Café Terra Nobre.

    Na ocasião também foi realizada uma homenagem as 136 mulheres presentes, e posteriormente foram entregues tabloides informativos sobre o tema em questão, focando na autonomia, superação e enfrentamento da violência contra a mulher.

    É importante lembrar que desenvolver ações que viabilizam informação as mulheres, já fazem parte do planejamento anual do CRAS,  pois este órgão socioassistencial acredita que a informação é fundamental para o processo de emancipação das mulheres.

  • 16/03/2020 - ATENÇÃO JOVENS Alistamento Militar 2020

    A Junta de Serviço Militar de Pedranópolis já recebe as inscrições dos jovens que devem realizar o alistamento neste ano de 2020, o prazo segue até o dia 30 de junho.

            O alistamento é obrigatório aos jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2020 e também àqueles que perderam o prazo em anos anteriores.

    Para o alistamento, são exigidos originais e cópias de RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, atestado escolar (cópia do boleto da faculdade ou declaração da escola)

    Os jovens que perderem o prazo pagarão multa e taxa. O alistamento militar é obrigatório e o descumprimento poderá impossibilitar o cidadão a realizar atividades legais como: retirar passaporte, matricular-se em faculdade, ingressar no serviço público, candidatar-se na carreira política, obter registro de trabalho com carteira assinada, entre outros.

    A Junta de Serviço Militar de Pedranópolis, fica na rua João Gonçalves Leite, n° 519 , bairro Centro.

    O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 11:00h e das 13:00 às 17:00hTelefone: (17)38381101.

  • 05/05/2017 - Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos.
    Definição
     
    Lixo Eletrônico é todo resíduo material produzido pelo descarte de equipamentos eletrônicos. Com o elevado uso de equipamentos eletrônicos no mundo moderno, este tipo de lixo tem se tornado um grande problema ambiental quando não descartado em locais adequados.
     
    Exemplos de lixo eletrônico:
     
    - Monitores de Computadores
     
    - Telefones Celulares e baterias
     
    - Computadores
     
    - Televisores
     
    - Câmeras Fotográficas
     
    - Impressoras
     
    - Microondas
     
    - Eletrodomésticos
     
    Problemas causados pelo descarte inadequado
     
    - Este descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou se torna obsoleto (ultrapassado). O problema ocorre quando este material é descartado no meio ambiente. Como estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água.
     
    - Além do contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua.
     
    - Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro. Estes materiais demoram muito tempo para se decompor no solo.
     
    Onde Jogar? Descarte correto e reutilização
     
    - Para não provocar a contaminação e poluição do meio ambiente, o correto é fazer o descarte de lixo eletrônico em locais apropriados como, por exemplo, empresas e cooperativas que atuam na área de reciclagem.
     
    - Celulares e suas baterias podem ser entregues nas empresas de telefonia celular. Elas encaminham estes resíduos de forma a não provocar danos ao meio ambiente.
     
    - Outra opção é doar equipamentos em boas condições, mas que não estão mais em uso, para entidades sociais que atuam na área de inclusão digital. Além de não contaminar o meio ambiente, o ato ajudará pessoas que precisam.
  • 17/04/2017 - ATENÇÃO - URGENTE
    AVISO
    PREGÃO PRESENCIAL Nº 006/2017
    PROCESSO Nº 011/2017
    OBJETO: AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DE ENFERMAGEM.
    FICA SUSPENSA A ABERTURA DO PREGÃO PRESENCIAL Nº 006/2017, NA DATA DE 18/04/2017 ÀS 08:30HS, DESTINADO À AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DE ENFERMAGEM, DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDRANÓPOLIS, MEDIANTE DETERMINAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. MARCOS ADRIANO DA SILVA. PREFEITO MUNICIPAL. PEDRANÓPOLIS, 17 DE ABRIL DE 2017.
  • 16/02/2017 - Pré Carnaval em Pedranópolis
    O Prefeito municipal Marcos Adriano da Silva, em parceria com a Câmara de Vereadores de Pedranópolis, convida a toda população e região para uma noite de muito alegria com Pré Carnaval, que será realizado na Praça da Matriz no dia 17 de Fevereiro de 2017 a partir das 22 horas. Animação Rafa e Nando e o Grupo Jeito Nosso
  • 20/04/2016 - Assina convênio entre a Prefeitura Municipal de Pedranópolis e o Governo do Estado
    Como foi amplamente divulgado por este periódico, o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, no ultimo dia 05/03 sábado passado, esteve visitando o município de Pedranópolis, o último Governador que visitou o município foi o saudoso Mario Covas, a praticamente 20 anos, na ocasião em dezembro de 1996, Covas esteve no distrito de Santa Izabel do Marinheiro.
    Em sua visita na região o Governador Alckmin, visitou 4 municípios, Santa Albertina, Mesópolis, Macedônia e Pedranópolis, quando da vinda de Macedônia para Pedranópolis, o Governador passou pelo distrito de Santa Izabel do Marinheiro, onde conferiu  Construção de um Centro de Convivência do Idoso (CCI) que esta faltando pequenos detalhes para ser concluído, e um terreno já aprovado pelo CDHU, onde serão construídas unidades habitacionais.
    Como é do conhecimento de todos foi assinado um convênio, entre a Prefeitura Municipal de Pedranópolis e o Governo do Estado de quase 1,5 milhão de reais, através da Secretaria de Justiça e Cidadania, este grande investimento, aliado outros já conquistados, deixará a Prainha localizada no distrito de Santa Izabel, umas das mais bonitas da região, apta a dar todo conforto a quem há visitar.
    Na citada Prainha já foram investidos quase 1 milhão de reais, através de 3 convênios, 2 Federal e 1 Estadual, onde já foi construída uma lanchonete, realizado pavimentação asfáltica em frente os ranchos daquela localidade, e esta 80% concluída o 3º convênio, onde estão sendo construídas Portal de Entrada, casa para caseiro, chalés, banheiros etc.
    Além deste grande convênio assinado o Governador a pedido do Prefeito Betinho, Belizário e alguns vereadores, prometeu que em breve, irá liberar recursos para a construção de 2 minicampos, um no distrito de Santa Izabel, e outro no povoado de Dulcelina com toda infraestrutura necessária, que serão construídos ainda este ano, e mais um trecho do Programa Melhor Caminho.
  • 26/10/2015 - Presidente do Fundo Social realiza 15ª Reunião de Trabalho com primeiras-damas e presidentes de Fundos Municipais na cidade de Pedranópolis
    Presidente do Fundo Social realiza 15ª Reunião de Trabalho com primeiras-damas e presidentes de Fundos Municipais na cidade de Pedranópolis
    Lu Alckmin visitou a cidade de Pedranópolis para encontro de avaliação das parcerias entre FUSSESP e Fundos Municipais
     
    Na quinta-feira, 15, a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), Lu Alckmin, esteve na cidade de Pedranópolis para a 15ª Reunião de Trabalho com as primeiras-damas e presidentes de Fundos Municipais das regiões de Votuporanga e Fernandópolis.
    Durante o encontro, foram avaliados os projetos realizados nos municípios em parceria com o Fundo Social de Solidariedade do Estado como a Escola de Moda, Escola de Beleza, Escola de Construção Civil, Padaria Artesanal, Praça de Exercícios do Idoso, Geração de Renda e Horta Educativa.
    “É maravilhoso poder acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos em cada cidade. São projetos que buscam oferecer uma nova oportunidade para que as pessoas melhorem suas vidas”, afirmou Lu Alckmin.
    23 municípios participaram da 15ª Reunião de Trabalho, entre eles: Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Estrela d’Oeste, Fernandópolis, Floreal, Guarani d’Oeste, Indiaporã, Macaubal, Macedônia, Meridiano, Mira Estrela, Monções, Nhandeara, Ouroeste, Parisi, Pedranópolis, Pontes Gestal, Populina, Riolândia, São João das Duas Pontes, Turmalina e Votuporanga.
    “É uma imensa alegria poder sediar esse importante evento. Trabalhamos com muito carinho e esforço para realizarmos de maneira especial e acolhedora este grande encontro de trabalho”, discursou Valéria Martins Presidente do Fundo Social e Primeira Dama de Pedranópolis ao lado de seu esposo e Prefeito Municipal José Roberto Martins.
    Valéria ainda agradeceu a todos municípios participantes, autoridades presentes, agradeceu com imensa alegria sua equipe do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e a todos funcionários da Prefeitura Municipal que não mediram esforços para realização deste grandioso evento.
  • 01/09/2015 - Curso de Processamento Artesanal de Carnes Bovinas
    Nos últimos dias 26, 27 e 28 de Agosto  foi realizado pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural)  em parceria  com o Sindicato Rural de Fernandópolis, Prefeitura Municipal de Pedranópolis e Casa da Agricultura de Pedranópolis, o curso de Processamento Artesanal de Carnes Bovinas com o objetivo de ensinar cortes, acondicionamentos, congelamentos e descongelamentos e preparo de peças salgadas, marinadas, embutidas e defumadas; o Curso foi ministrado na cidade de Pedranópolis no Centro de Convivência do Idoso, que contou com a presença de  17 participantes.
    Segundo Fernando que ministrou o curso, a capacitação é importante para o produtor rural, porque se aprende técnicas corretas de corte, noções básicas de congelamento e descongelamento e aproveitamento de carnes na produção de linguiças, salames, carnes defumadas marinadas, defumação, tempero, hambúrguer , costela recheada, cupim defumado e outros.
    O Prefeito Municipal  José Roberto Martins e a Primeira Dama Valéria estiveram presentes no curso e ressaltaram a importância do curso para os produtores rurais de Pedranópolis e a qualificação de  mão de obra no desenvolvimento correto das técnicas de manuseio e preparação da carne.
    No final do curso foi realizado um almoço de confraternização com os alunos e autoridades presentes para degustarem os subprodutos prontos derivados da carne bovina.
  • 26/08/2015 - Cavalgada em comemoração ao 78 Aniversário de Fundação de Pedranópolis
    A cidade de Pedranópolis parou na manhãdeste domingo (23 de agosto)  para ver a “Cavalgada” realizada com apoio do  Sindicato Rural de Fernandópolis, SENAR, FAESP, Amigos e Colaboradores; que envolveu o município de Pedranópolis, distritos de Santa Izabel do Marinheiro, Dulcelina e toda região, ao qual contou com um total de 300 cavalos; seu objetivo principal foi o resgate e manter acesa  as chamas das tradições rurais, reunir os amigos e cultivar amizades, relembrar boas e velhas músicas caipiras.
    Ruas ficaram pequenas para abrigar a multidão que foi parte importante do evento. A integração comunidade e homem do campo é muito forte e fez com que a cidade vivesse momento único, autoridades marcaram presença. 
    A presença da Polícia Militar também foi muito importante para que o evento tivesse o resultado esperado.
    O percurso que saiu do Sitio 3D, foi percorrido 07 kmpor Comitivas e Cavaleiros até a Praça da Matriz de Pedranópolis, para entrega de troféus aos participantes,  realizada pelo Prefeito José Roberto Martins, Belizário Ribeiro Donato (Vice-Prefeito),Vereadores e autoridades presentes.
    Também se apresentou na Praça da Matriz de Pedranópoliso Grupo de Catireiros de Guarani d’Oeste – “Projeto Cidadão do Futuro”, apoiado pelo Prefeito Odair Vazarin; o responsável pela catira é o Prof. Bruno, e a Coordenadora do Projeto Cidadão do Futuro é Priscila Montilha Cordeiro.
    Após apresentações na praça pública, foi servido almoço para um total de 900 pessoas na Áreado Trabalhador Rural  de Pedranópolis.
  • 18/08/2015 - ANIVERSÁRIO PEDRANÓPOLIS
    A Prefeitura com apoio da Câmara Municipal e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – ABAÇAI, organizou dois shows com as duplas: “Pedro Henrique& Rafael” e o “Grupo Rastanejo” que contagiou a todo público presente.
    Os festejos foram iniciados pela belíssima queima de fogos e brinquedos na praça para as crianças.
    A abertura do evento contou com a presença de autoridades presentes,  Prefeito Belizário,  Prefeito Licenciado Betinho e Vereadores.
    O Prefeito Belizário agradeceu á população pelo apoio e á administração, e também a parceria com a Câmara dos Vereadores; além disso ressaltou:” estamos procurando promover igualdade, o que me dá muito satisfação e procuro conduzir o município da melhor maneira possível. Por isso, agradeço à minha equipe que trabalha com empenho e dedicação ao município, meus agradecimentos a todos funcionários e população em geral.”
    O Prefeito Licenciado Betinho também discursou: “Alegro-me com vocês população Pedranopolense  nesta data festiva, 06 de agosto, Pedranópolis que completa mais um Aniversário, gostaria de parabenizar o Pedranopolense, povo que, com seu trabalho diário, constrói todo dia um município, uma cidade melhor. Muitos aqui nasceram outros aqui chegaram e permaneceram. Por isso, não medem esforços quando se fala em coletividade e solidariedade, em busca do bem estar comum. Temos orgulho de ser Pedranopolense, de pertencer a esta cidade, de testemunhar formação de famílias e ver crescer seus filhos.”